O que é o Design?


Hoje pela manhã iniciou-se o segundo semestre, depois de um primeiro semestre gratificante mas de muito trabalho e muitas horas sem dormir. Terminadas umas merecidas ferias e já com as baterias carregadas, há que preparar para mais uma volta, esperando ser ainda mais gratificante que o semestre anterior.
Na apresentação da primeira aula, com um professor novo, este sugeriu-nos no final da aula, que elaborássemos um pequeno texto em que explicássemos por palavras nossas o que entendíamos por Design, a pergunta ficou no ar, O que é o Design?
 Assim que comecei a escrever, embora reticente pelo que iria responder, pois até então não teria parado para pensar realmente sobre essa questão, e depois de reflectir sobre uma questão bastante complexa, apercebi-me que design é um rotulo colocado às acções de criar, manipular, modificar, imaginar… Dito assim qualquer um de nós pode se intitular designer, por mais simples que seja a resolução de um determinado obstáculo, é praticado o design. O design pode ser visto de variadas formas, em papel em objectos ou mesmo só na imaginação, mas não deixa de se considerar design, pelo facto da pessoa em questão não ser profissionalmente um “designer”.

Então porque estudamos para ser designers? – Simplesmente não considero que a palavra “estudar” se enquadre no design, embora a usamos para sermos entendidos, porque para mim “estudar” designer, é construir e reforçar a nossa capacidade visual, estética e funcional, encontrando o nosso próprio estilo e ideal na elaboração das chamadas “coisas”. Considero acima de tudo que um bom design, não é ser complexo, mas sim tornar o complexo em simples. “Estudamos” design para um dia aplicarmos a nossa maneira de ver, o nosso ideal, e o nosso estilo a quem precisar ou mesmo por nos próprios ao mundo.

Óbvio que a minha resposta e opinião pessoal poderá não ser a mais correcta, e de longe sou a pessoa mais preparada para responder a esta pergunta, poderá ser que no final dos três anos tenha a certeza ou a dúvida sobre a minha resposta.
 "O design começa pela percepção de uma simples linha." - Vera Barradas (prof. desenho)

1 comentário:

  1. Luís Santos01 março, 2011

    Gosto ! (já que nao ha aqui a mesma aplicação do facebook) LOL

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.