Tipografia - Capa de Romances de José Saramago

Capa do Romance - Homem Duplicado
Capa do Romance - Levantado do Chão
*Clicar nas imagens para ver em tamanho original

Na cadeira de Tipografia, era proposto pela docente a realização da capa de dois romances do escritor José Saramago (romances escolhidos pelo aluno, sendo estes "O Homem Duplicado" e "Levantado do Chão").
O trabalho fora dividido em 3fases e não poderia ser utilizado em qualquer das fases imagens, numa primeira fase era a criação das capas através de processos manuais (recortes, desenho...) não sendo expressamente necessário que fosse a idealização final das capas, numa 2º fase seria trabalhado então os títulos que seriam usados nas capas. E na terceira e ultima fase, seria então a concepção das capas finais, observadas em cima. (...)

 O trabalho tinha como objectivos:
• Abordar a composição tipográfica como veículo de significado do texto
• Analisar e seleccionar tipos de letra adequados à expressão do texto
• Explorar as técnicas de composição de texto
• Aplicar conceitos de expressão visual a composições tipográficas


Homem Duplicado
-Resumo Literário 
"Um professor de historia, divorciado e solitário, Tertuliano Máximo Afonso, a certa altura aluga um filme recomendado por um colega, e teve uma revelação absurda, o actor do filme tinha a sua aparência, não era apenas parecido, mas totalmente igual a ele. A muito custo Máximo Afonso consegue um encontro com o seu sósia, e depois de muitas atribulações durante o romance, esse mesmo actor acaba por falecer num acidente, sendo que todos pensam que ao invés do actor era o professor de Historia, Máximo Afonso, sendo assim este tomou a identidade do Actor, e a sua vida mudara completamente, pois este poderia ser igual, mas estaria a viver a "vida" de uma outra pessoa..."

Após a pesquisa do conteúdo do romance, na elaboração manual da capa, apliquei de imediato a idealização que pretendia aplicar na terceira fase.
1º Fase - Trabalho manual
3ªFase -Trabalho Final

Idealização
O resulto final da capa, utilizei a tipografia "Helvetica" por esta ser limpa de fácil leitura e "moderna", visto se tratar de um romance que se consegue manter actual.
A ideia da capa, consistiu em que mesmo que o livro fosse colocado verticalmente numa posição errada, se pudesse ler da mesma forma o titulo, assim como na historia, mesmo que as personagens sejam "iguais" as suas vidas poderão estar trocadas. A utilização do vermelho, salienta o desejo pela vida de outro, e não o branco no preto como a solidão que o personagem principal vive.


Levantado do Chão
-Resumo Literário
"Publicado em 1980 Levantado do Chão, considerado pela crítica como um dos romances fundamentais de José Saramago, é fruto da convivência de alguns meses com os trabalhadores da União Cooperativa de Produção Boa Esperança, quando o escritor se mudou para o Lavre e Montemor-O-Novo. Viajando, ao longo da obra, como narrador, o autor acompanha a vida de dor e sofrimento de três gerações: Domingos Mau-Tempo, o seu filho João e os netos António e Gracinda, casada com António Espada. Eles representam o povo do Alentejo. Um povo que luta contra as forças opressoras (os latifundiários, as forças da ordem e a Igreja). É uma luta obstinada e de muitos sacrifícios, num ambiente de miséria rural. É uma fotografia do movimento anti-fascista no Alentejo."

Após pesquisa, não fora de imediato aplicado o conceito final da capa, mas uma simples ilustração do que poderia projectar.
1ªFase - Trabalho Manual
3ªFase - Trabalho Final


Idealização
Ao contrario da capa do romance "O Homem duplicado", o uso da tipografia foi de alguma forma mais ilustrativa. Partindo do conceito do romance, em que José Saramago atravessa vários espaços temporais para o escrever, o titulo teria que ser então uma percepção ao leitor desses mesmo espaços temporais, sendo criando como uma onda, assim também criando o efeito e a ideia de montes alentejanos com o uso de cor castanha simbolizando o seco da terra alentejana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.