Dday 2012 - World Communication Design Day



No passado dia 27 de Abril foi comemorado o dia do Design Comunicação, que este ano (2012) ficou marcado pela mudança do festejo, de Design Grafico para Comunicação . Uma comemoração (internacional) feita desde 1995, para celebrar o aniversário da Icograda, Concelho internacional das associações de Design Gráfico.
A cada ano que passa, a comemoração ganha cada vez mais contornos a nivel nacional, sendo distribuido em varias faculdades pelo país, diversos eventos para celebrar este dia importante. E como não poderia falhar, este ano realizou-se uma vez mais o Dday (Nome atribuido ao evento de comemoração do dia mundial do Design Gráfico/Comunicação, no Instituto Politécnico de Portalegre). Marcado pela presença de nomes nacionais importantes, tais como Carlos Rocha (Letra Design), e Rui Belo (Silvadesigners), assim como workshop´s, e exposições de trabalhos de alunos de 3ºano. 

Tive o privilégio de ter feito parte da equipa que este ano organizou o Dday, foram dias apertados de trabalho, um numero infindável de email´s trocados, muitos cafés (e cigarros) tomados, mas no fim tudo correu como esperado, falhando apenas, algo que não podemos controlar, o tempo. O dia foi cinza e de chuva, com algum frio á mistura, que marcou infelizmente um suposto dia de festa com tons desagradáveis. De qualquer das formas, foi uma boa experiencia, pude colaborar com colegas de outra turma, que até então nao o tinha feito. O cartaz publicado em cima, foi da minha autoria, obviamente com a aprovação e partilha de ideias com os meus colegas da organização, assim como toda a restante linha gráfica, como flyers e cartazes, sempre sobre tutela do prof Pedro Matos. A ideia/conceito do cartaz, remete-nos com base no futurismo da Bauhaus, com o uso de formas geométricas, para conceber novas formas, que a principio não são perceptíveis. Como se pode observar, existe um Lápis que é formado pelas diversas formas geométricas. Que este aponta para o evento "World Communication Design Day", sendo que a outra extremidade identifica o ano do evento, criando também no outro extremo um linha transversal, que limita uma superficie em branco (fundo do cartaz), que representa o dia do evento (27 Abril). As restantes formas, formam um paralelepípedo, e ao mesmo tempo pode se observar um papel, que o triângulo a verde no canto inferior lembra-nos o a folha virada. Além que ao falar das cores, poderemos remeter às cores de impressão (CMYK). Outro conceito que decidi colocar (mais como uma graça), foram as palavras (This is not Lorem Ipsum). Que como todos sabem a lorem ipsum, serve sobretudo para desenvolvermos os nossos layout´s ou estrutura, com base num texto em latim formatado para o efeito, indicando assim indirectamente que tudo o que esta no cartaz, não é um texto subjectivo mas sim verdadeiro. 


          

Como se pode verificar pelo flyer (que ao mesmo tempo, 'impresso' serviria como marcador para livros), o programa foi extenso e com bons nomes, assim como a mitica sessão After School, que aborda varios antigos alunos, sobre os seus percursos assim que terminaram o curso. 


O Designer português Carlos Rocha, da Letra design, foi um dos ilustres e mais conhecido convidado, que veio fazer a apresentação ao Dday de 50 anos de cartazes, tendo intitulado varios trabalhos feitos pelo seu tio, José Rocha, assim como seu pai, Carlos Rocha, entre outros grandes designers nacionais. Que por fim, não poderia deixar de apresentar com todo o mérito o seu grandioso trabalho alongo destes anos enquanto designer. Como as diversas marcas que concebeu, que infelizmente com o tempo tem vindo a desaparecer.


Outro ilustre convidado foi o Rui Belo da silvadesigners, que veio nos apresentar varios trabalhos feito pelo mesmo, mas sobretudo os diversos cartazes 'fantásticos' do teatro São Luiz. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.