No semestre Passado, foi proposto pela professora Vera Barradas (prof. desenho), que introduzíssemos o diário gráfico como ferramenta de trabalho, de modo a explorarmos as várias técnicas e também num modo de “encontrar” o nosso próprio estilo/técnica de desenhar. A ideia era de desenharmos um objecto por dia, sendo que ao fim de uma data estipulada o diário gráfico era submetido a avaliação. Resumindo, o diário gráfico deveria andar sempre connosco de forma a desenharmos sempre que possível, sendo assim o tamanho não deveria ser muito grande, como exemplo o meu é de tamanho A5.
Embora o objectivo do trabalho era desenharmos o maior número possível de forma a ficarmos familiarizados com os objectos, eu assim não pretendi, mas sim, não vindo eu de artes, em explorar o máximo das técnicas em cada desenho, utilizando sempre que pudesse o máximo de criatividade tornando cada desenho uma peça única.
Inicialmente tentei ser rigoroso no traço, embora por vezes não se assimilasse com o objecto real, pois ainda sinto dificuldade na perspectiva dos mesmos. A aplicação da sombra/brilho a medida que ia desenhando fui aprofundando e melhorando esta técnica. Nos últimos desenhos, já se poderá ver uma evolução na aplicação das técnicas ditas anteriormente.
Em baixo alguns desenhos do meu diário gráfico.
(*Clicar nas imagens para visualizar em tamanho original)
- Este foi um dos primeiros desenhos realizados no diário gráfico, onde utilizei pela primeira vez a técnica de colagem, neste caso foi usado a prata dos maços de tabaco para criar o fumo do cigarro.
- Na primeira página, foi explorado o uso de sombras e brilho, já na segunda folha foi explorado o desenho rápido e “expressivo”, embora a perspectiva não tivesse ficado a melhor.
- Na imagem de cima, foi aplicado uma vez mais o uso de colagem, desta vez colei palha de tabaco de enrolar no desenho de uma mortalha, ou seja exemplifiquei uma das fases no acto de enrolar tabaco.
- Estas duas paginas foram dedicadas sobretudo às colagens de recortes de revistas. Na primeira pagina, é um recorte de um cão salsicha, saindo de uma lata (desenhada) de salsichas. Na segunda pagina apenas o uso de forma engraçada de colagens, aplicando-lhe o título de “O Homem na Lua” como reflexo as pessoas que “perdem-se” no tempo.
- Na primeira página desenhei uma caneta que ao mesmo tempo escreve a minha assinatura no desenho.Na segunda pagina, desenhei uma lâmpada que tem como dínamo de energia o movimento do peixe no aquário.
estas a ficar alto leet nessas andanças lol
ResponderEliminarEmbora não saiba o significado de ser um "Alto Leet" confio que seja um elogio, por isso obrigado girafa. lol
ResponderEliminarAbraço