Recentemente elaborei um trabalho única e exclusivamente como trabalho escolar sobre a representação do estilo de um dos designer´s do livro "A Century of Graphic Design" , o qual eu escolhi David Carson.
O projecto consistia em elaborar um flyer para uma exposiçao a realizar na CAM, do designer em questão, com o objectivo de utilizarmos o estilo do mesmo. Embora o estilo de Carson não seja o estilo que gosto de adoptar, considero um excelente Designer, e foi um prazer e um desafio fazer um cartaz sobre o mesmo. Caracterizado pela "desconstrução tipográfica" e um estilo grunge, sem obedecer a regras e grelhas, assim se resume em plenitude o surfista e designer profissional, aconselho vivamente a dar uma vista de olhos no trabalho de David Carson.
Aqui deixo um resuminho da sua historia.
Considerado um dos 5 maiores influenciadores do design
gráfico actual, licenciou-se primeiramente em Sociologia, mas foi no curso de
design na Suíça, de apenas 3 semanas, que Carson descobriu a sua verdadeira
vocação. Influenciado pelo designer Hans-Rudolph Lutz, começou o seu percurso
como designer numa pequena revista de surf, e a partir de 1983 até 1987 passou
a trabalhar na edição da revista Transworld Skateboarding. De seguida passa a
ser o responsável gráfico da revista Musician. Entretanto foi contratado como
freelancer para fazer o catálogo anual de moda da Surfer Publications, com o editor Neil Feineman, a qual passou a intitular-se de Beach Culture.
Agraciado pela Surfer Publications, fora convidado a redesenhar graficamente a
revista Surfer, que não sofria alterações há mais de 33 anos. Ficou na Surfer
entre 1991 e 1992 arrecadando 150 prémios, um dos quais o “The Best Overall
Design”. Martin Scott Jarret (director e criador da revista de música
alternativa Ray Gun), contrata Carson em 1992 como director de Arte, tendo triplicado
as vendas da revista nos três anos como director. E fora nesta altura que
despertou atenção de diversos clientes de peso, tais como Coca-Cola, Levi
Strauus & Co., e a Ryde Trucks, tendo dirigido publicidades televisivas
para os mesmos. Em 1995 escreve o seu primeiro livro “The End of Print: The
Graphic Design of David Carson”, larga a direcção de Arte da revista Ray Gun e
dedica-se a fama que até então tinha alcançado, abre o seu próprio escritório
“David Carson´s Design” em Nova York e San Diego. Já em 2003, após ter lançado
mas dois livros de sua autoria, alcança o seu auge sendo solicitado por grandes
marcas como a Nike, o Citibank, AmEx,a General Motors entre outros, para
reformulação de marca, anúncios, e outros diversos trabalhos gráficos.
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