Primeiro Post



“As vezes é preciso perder, para se saber como ganhar.” - André Torres

Depois de muito ponderar, decidi render-me ao blog, e como não podia deixar de ser, tinha que começa-lo com uma breve introdução, sobre o meu caminho até ao ponto em que cheguei.
Este blog não se destina exclusivamente a designers, nem de alguma forma se trate de um portefólio, mas sim de um retrato gráfico do meu percurso enquanto estudante, de pensamentos e trabalhos, de ideias e objectivos, consistindo numa forma de mostrar o quão possível é alcançar o nosso “caminho”, mesmo que por vezes esse caminho esteja longe de considerarmos possível...

O meu percurso académico, como todos os outros, começou por difíceis escolhas, e muitas delas pouco ponderadas. Com a passagem para o secundário a escolha fora por informática, ainda hoje sem ter muita consciência do porque dessa opção, talvez por na altura estar na moda, ou mesmo então por ser “fixe” mexer em computadores, mas por algum motivo fiz essa opção. De qualquer das formas, foi um secundário interessante, em que não desgostei do curso.
Concluindo esses três anos de secundário, novamente as escolhas eram exigidas, sendo mais que certo que frequentar a faculdade era a escolha acertada. Visto ter estado no secundário em informática, optei uma vez mais por este curso, e assim foi. A média apenas me permitiu a entrada no Instituto Politécnico do Cavado e do Ave em Barcelos, no curso de informática, ramo industrial, e embora a primeira imagem do instituto tivesse sido negativa, acabou por se mostrar mais que positiva, sem dúvida um instituto frequentado por pessoas fantásticas, as quais travei amizades para a vida. Mas nem tudo fora um “mar de rosas”, passado o primeiro ano, sem grande sucesso a nível académico, vejo-me novamente a frequentar as cadeiras do primeiro ano. E quando me preparava para repetir novamente um ano medíocre ou pior que o anterior, já sem vontade nem gosto pelo que fazia, tive o privilegio de encontrar quase que por acaso, o que realmente adorava fazer, começando tudo por esboços numa mesa de madeira, uma simples mesa de jogar poker, sendo esses esboços as caricaturas dos amigos mais próximos. A partir desse ponto, comecei a explorar o quanto poderia melhorar esses esboços, nascendo uma paixão, e uma vontade de “criar”, de “imaginar” e de “sonhar”. Nesse mesmo ano, embora depois de muito ponderar, e já próximo do final do ano lectivo, decidido a querer mudar de curso, para o curso de designer, resolvo tentar fazer o exame nacional de desenho, embora sem grande sucesso. Assim, desiludido, no ano seguinte continuei em informática, ainda a frequentar o primeiro ano de faculdade, cada vez mais sem gosto pelo que fazia, a motivação quase inexistente, não deixando de pensar o quanto errado me sentia no que estava a estudar, e que futuramente seria o meu emprego, sendo assim a vontade e objectivo de mudar, fizeram-me acreditar que era possível, com a ajuda dos amigos, e dos meus pais. Assim nesse mesmo ano, com todo o esforço, trabalho e dedicação, embora ainda a estudar informática, conciliando com a prática de desenho e estudo de história e cultura das artes, alcancei um treze no exame de desenho e um oito a historia e cultura das artes, dando o inicio de o virar de uma nova página.
E assim passados dois meses, com uma média infelizmente baixa, alcancei a entrada no curso de Design de Comunicação, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, embora, assim como em Barcelos, a partida não ser um instituto que nos prende pela positiva, revelou-se ser uma escola completamente preparada para estudantes de designer.
Ainda a decorrer o primeiro ano do curso, com uma motivação completamente diferente de outrora, e com a vontade de aprender, e a sede de sucesso, escrevo este blog para expor os meus trabalhos, e a evolução que estes tomaram, de um estudante que outrora fora informático e agora trabalha para alcançar um lugar como designer, escrevo este blog numa forma de agradecimento a todos, aqueles que acreditaram e me ajudaram directa ou indirectamente a alcançar o meu sonho, e assim como a todos aqueles que um dia se sintam perdidos, para não nunca baixarem os braços, e lutarem pelo que acreditam. Um muito Obrigado.

Agradecimento Especial a,
Aos meus pais.  

5 comentários:

  1. daniel ramos31 janeiro, 2011

    mt bem roto tas um homem e na puta da mesa ficou prometida a caricatura do lançador de sacos de agua k nunca se comcretizou . va mas pronto agora ve se continuas assim fininho nesse curso senao levas a real murraça na boca . e ja sabes k vai doer

    ResponderEliminar
  2. e por faalar em mesa e centro um certo dia alguem chegou la a casa e disse, isto tudo vai dar uma mesa pessoal, ate hj o material se encontra la em casa... kakakak por isso sam ve la s acabas la isso ai por baixo e anda acabar a puta da mesaaaaaaaaaaaa... abraça mano

    ResponderEliminar
  3. muito bem, sam, gostei muito do que escreves-te... por x é preciso bater-mos com a cabeça pra realmente vermos aquilo que queremos... e é extraordinário, quem não desiste pelo que quer e vai há luta, pq so assim é que se conseguem as coisas.
    e um dia mais tarde até vais ver que em todas essas indecisões aprendes-te diversas coisas que te ajudarão futuramente...

    Bem espero que desta x tenhas juizo, e tires este curso, porque criatividade não te falta...=)

    ResponderEliminar
  4. Temos talento em Portugal minha gente, parabens Men. Tenho orgulho em ser teu primo. Sempre ao teu dispor puto. Mais uma vez PARABENS.
    VITOR

    ResponderEliminar
  5. Fantástico… és bom mesmo!
    Poderia, , tecer considerações sobre cada uma das tuas publicações, mas tudo se resume a talento…Gostei de cada um! Não basta ter talento, esta é uma parte menor do sucesso! Trabalho e motivação,venha ela de onde vier, é o verdadeiro segredo! O talento é te inerente!
    Parabéns!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.