David Carson


Recentemente elaborei um trabalho única e exclusivamente como trabalho escolar sobre a representação do estilo de um dos designer´s do livro "A Century of Graphic Design" , o qual eu escolhi David Carson.  
O projecto consistia em elaborar um flyer para uma exposiçao a realizar na CAM, do designer em questão, com o objectivo de utilizarmos o estilo do mesmo. Embora o estilo de Carson não seja o estilo que gosto de adoptar, considero um excelente Designer, e foi um prazer e um desafio fazer um cartaz sobre o mesmo. Caracterizado pela "desconstrução tipográfica" e um estilo grunge, sem obedecer a regras e grelhas, assim se resume em plenitude o surfista e designer profissional, aconselho vivamente a dar uma vista de olhos no trabalho de David Carson.


Aqui deixo um resuminho da sua historia. 

Considerado um dos 5 maiores influenciadores do design gráfico actual, licenciou-se primeiramente em Sociologia, mas foi no curso de design na Suíça, de apenas 3 semanas, que Carson descobriu a sua verdadeira vocação. Influenciado pelo designer Hans-Rudolph Lutz, começou o seu percurso como designer numa pequena revista de surf, e a partir de 1983 até 1987 passou a trabalhar na edição da revista Transworld Skateboarding. De seguida passa a ser o responsável gráfico da revista Musician. Entretanto foi contratado como freelancer para fazer o catálogo anual de moda da Surfer Publications, com o editor Neil Feineman, a qual passou a intitular-se de Beach Culture. Agraciado pela Surfer Publications, fora convidado a redesenhar graficamente a revista Surfer, que não sofria alterações há mais de 33 anos. Ficou na Surfer entre 1991 e 1992 arrecadando 150 prémios, um dos quais o “The Best Overall Design”. Martin Scott Jarret (director e criador da revista de música alternativa Ray Gun), contrata Carson em 1992 como director de Arte, tendo triplicado as vendas da revista nos três anos como director. E fora nesta altura que despertou atenção de diversos clientes de peso, tais como Coca-Cola, Levi Strauus & Co., e a Ryde Trucks, tendo dirigido publicidades televisivas para os mesmos. Em 1995 escreve o seu primeiro livro “The End of Print: The Graphic Design of David Carson”, larga a direcção de Arte da revista Ray Gun e dedica-se a fama que até então tinha alcançado, abre o seu próprio escritório “David Carson´s Design” em Nova York e San Diego. Já em 2003, após ter lançado mas dois livros de sua autoria, alcança o seu auge sendo solicitado por grandes marcas como a Nike, o Citibank, AmEx,a General Motors entre outros, para reformulação de marca, anúncios, e outros diversos trabalhos gráficos.


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