Tipografia - como começar


Este post é dedicado directamente a todos que estão iniciar, e de alguma forma tem dificuldades em escolher, ou ter uma visão mais critica sobre a tipografia ideal para aquele projecto. Obviamente não me considero um expert, nem tão pouco um tipografo. Simplesmente vou dar o meu parecer pessoal de como comecei de alguma forma a "entender" melhor a tipografia. Antes de mais tem de haver uma enorme paixão pela letra, e desenvolver muito mas muito o nosso factor visual em relação á mesma, e sempre com muito respeito pelos autores e pela forma da letra. Como diria Robert Bringhurst - "A tipografia existe para honrar o seu conteúdo".


Uma boa forma de inicialmente nos apercebermos da diferença entre os varios tipos, é compara-las. No meu caso, foi muito proveitoso, comprar dois tipos muito parecidos e repletos de polémicas, Helvetica vs Arial.


Este dois exemplos são para mim os melhores, para iniciar no mundo da tipografia. Por serem muito parecidos (mas em nada iguais), permitem termos futuramente uma maior sensibilização quanto a escolher uma "font". Ver varias fontes, compara-las, conhecer a sua historia e os seus autores, é muito proveitoso para a nossa magnitude visual como para a nossa cultura. Assim como os varios géneros de tipos existentes, com serifa, sem serifa, caligráfica...

(fica aqui um jogo muito interessante para comparar os dois tipos falados anteriormente: http://www.ironicsans.com/helvarialquiz/index.php)

Sugiro fielmente, a aquisição do livro, "Elementos do Estilo Tipografico - Robert Bringhurst", este é para mim como uma bíblia da tipografia, e como usa-la correctamente.



Sempre que desenvolvo um projecto, para mim a tipografia é tão ou mais importante que tudo o resto. Pois é nela que se resume toda a nossa mensagem. E como aspirante a designer de comunicação que sou, a mensagem é Tudo!

Regra numero um no uso do tipo - nunca mas nunca, distorcer uma fonte, encolher, esticar ou qualquer outra deformação, é extremamente proibida, e mais uma vez saliento, que o respeito é o factor primordial em relação a um tipo.

Uma técnica que uso constantemente é imprimir varias fontes, mais conhecidas, e colocar no meu caderno pessoal, seja para onde for, se tiver aquele tempinho morto, posso apreciar todos os seus caracteres. Mas não invalida obviamente, olharmos para toda a tipografia em nosso redor.

Uma boa fonte de informação também poderá ser obtida nos livros da Ellen Lupton, realmente muito bons e simples.

Para quem tem ipad, recentemente encontrei umas boas aplicações, infelizmente ainda não tive a oportunidade de as experimentar, mas fica a sugestão :


https://itunes.apple.com/us/app/typography-insight/id432722506?mt=8

https://itunes.apple.com/us/app/fontbook-original-typeface/id448250130?mt=8



1 comentário:

  1. :) Não só honra o seu conteúdo como é graças a ela " Tipografia" que nos foi / é permitido comunicar com pessoas de diferentes lugares e até períodos históricos distintos... Em breve terás a Bíblia Tipográfica nas tuas mãos.
    Parabéns <3

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.